quinta-feira, 13 de agosto de 2015

Fauna e Flora de Xingó.

Fauna e Flora de Xingó.

A fauna e flora também são muito importantes, em Xingó a vegetação é a caatinga.
Existe uma grande variedade de biomas nessa região: Cerrado, Caatinga Mata Atlântica, além de ecossistemas costeiros e insulares. Contudo, a expansão das agropecuárias tem reduzido drasticamente a cobertura vegetal e desencadeado o assoreamento do Rio São Francisco. 
Muitas pessoas acreditam que a caatinga é um bioma pobre, pois o clima é árido e com pouca presença de vegetação. Porém, a caatinga é rica em espécies animais e vegetais, muitas delas endêmicas. Este bioma brasileiro possui importante biodiversidade e deve ser preservado e valorizado. São cerca de 148 espécies de mamíferos, 510 espécies de aves, 45 de anfíbios, 235 de peixes e 153 de répteis. 
A catinga está presente na interior do Nordeste brasileiro, principalmente na região do semiárido.

http://www.urbietorbi.com.br/Administracao/Images/Atracao/figppi_983_471249.jpg

Algumas das principais espécies da flora da caatinga:
Pertencente a Família Cactaceae, os cactos possuem aproximadamente 84 gênero e 1.400 espécies nativas das Américas. São frequentemente usados como plantas ornamentais, mas alguns também na agricultura.
A palma de origem mexicana, largamente difundida no Nordeste brasileiro, comestível, é muito utilizada na alimentação do gado.
O Juazeiro seus frutos, do tamanho de uma cereja, são comestíveis e utilizados para fazer geleias, além de possuírem uma casca rica em. São também utilizados na alimentação do gado na época seca.
O visual é muito bonito, com rochas de granito avermelhado e cinza na encosta, além das diferentes espécies de aves e répteis na caatinga, vegetação do local.









Nenhum comentário:

Postar um comentário