quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Críticas e soluções da Usina Hidrelétrica

Críticas e soluções da Usina Hidrelétrica
Soluções
A usina de Xingó foi projetada para abrigar dez turbinas de 500MW. De forma a possuir uma capacidade instalada total de 5.000MW. Entretanto, atualmente apenas seis turbinas estão instaladas. Trata-se, portanto, de 2.000MW que poderiam ser acrescentados se as outras quatro turbinas previstas fossem instaladas.

A mais recente versão dessa ideia é o projeto de Interligação da Bacia do São Francisco com as Bacias do Nordeste Setentrional, que integra o Programa de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido e da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, comandado pelo Ministério da Integração Nacional. Orçado em R$ 4,2 bilhões, o projeto prevê a construção de aproximadamente 700 km de canais e reservatórios, divididos em dois eixos, que abasteceriam o Polígono, aliviando os efeitos da estiagem. O Exército já se prontificou a ajudar, e o governo se prepara para iniciar as obras.




    


Críticas
Para a construção de uma hidrelétrica é necessária à limpeza da área ao redor da represa, destruindo as matas ciliares, habitats de ANIMAIS e retirando a população ribeirinha que perde sua moradia. Além disso, podem ocorrer alterações na temperatura da água devido à geração de energia e muitos peixes podem não se adaptar. Há ainda o aparecimento de espécies de peixes, desviadas de outras regiões para a da usina, que vão competir com os peixes próprios da área da hidrelétrica por muitas vezes extinguindo tais peixes ou alterando na cadeia alimentar. As hidrelétricas provocam a redução da vazão das águas dos rios e prejudicam principalmente as regiões que têm menor índice pluviométrico, já que diminui a regularidade das chuvas.
s.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhTW1DtmFKnCM9sS803DqXfk1Wg69m6FNA5WgUj9qCgeIggQ2cFstKRbKUK5vIUHRjxYgWJ_ZxUOylWpm-Y-Zq29noDFx5e2zYlrPy6c1ijRzzaJVGwg3f28p4x_Ja3iFgsreF02BSP9gw/s400/Hidroel%25C3%25A9trica+Xing%25C3%25B3+6+a.jpg


Nenhum comentário:

Postar um comentário