quinta-feira, 27 de agosto de 2015

Rio São Francisco – Transposição; Aspectos negativos e positivos.

O rio São Francisco nasce no estado de Minas Gerais, na serra da Canastra a uma altitude de 1.600 metros e desloca-se 2.700 km para o Nordeste. Ele se desloca, na maior parte no semiárido do Nordeste, contendo uma grande importância regional dos pontos de vista da ecologia e escoimai. Nos dias de hoje, os grandes aproveitamentos hidrelétricos, a irrigação, navegação, suprimento de água, pesca e aquicultura constituem os principais usos deste rio e de suas barragens.
Os principais reservatórios do rio São Francisco, Sobradinho, Itaparica, Paulo Afonso e Xingó produzem energia hidrelétrica e formam polos regionais de desenvolvimento, com a intensificação de usos nos últimos 10 anos: agricultura, irrigação, suprimento de água, turismo e recreação, pesca comercial e pesca esportiva. Isso indica um reservatório pouco entronizado, mas com evidências claras de efeitos ambientais resultantes dos usos das bacias hidrográficas, principalmente na qualidade da água.


http://sgw.clicksergipe.com.br/storage/conteudo/6/3373/20150511141351_5550e34f1ad36.jpg


Transposição do rio São Francisco


A transposição do rio São Francisco é um projeto do movimento da água do rio São Francisco, no Brasil, nomeado pelo governo brasileiro como "Projeto de Integração do Rio São Francisco com Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional".
O projeto é um empreendimento, sob responsabilidade do Ministério da Integração Nacional – MIN. A obra prevê a construção de mais de 700 quilômetros de canais de concreto em dois grandes eixos (norte e leste) em quatro estados, que são: (Pernambuco, Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte) para o desvio das águas do rio. Ao longo do caminho, o projeto prevê a construção de nove novas estações de bombeamento da água. Mais tarde aventou a possibilidade do chamado eixo sul, abrangendo a Bahia e Sergipe e eixo oeste, no Piauí.


http://www.memoriadaeletricidade.com.br/file/imagens/linha/1992-2009/1994%20VerbeteA2.jpg





Aspectos positivos e negativos
  • Positivos –
Em longo prazo haverá aumento do emprego e geração de renda, a população atingida pela seca nos centros urbanos serão abastecidas com água para consumo. As áreas secas poderão se tornar novamente produtivas em agricultura e dessa forma alegam melhoria na qualidade da água, beneficiando a saúde da população.


  • Negativos –
O projeto é considerado importante demais para o governo, custando cerca de 4,5 bilhões de reais, já a transposição irá atingir apenas 5% do território e 0,3% da população do nordeste. O pior de tudo, é que o projeto afetará grande parte do ecossistema entorno do Rio São Francisco, prejudicando fauna e flora da região, bem como, o desmatamento de uma área de 430 hectares. Embora haja divergências entre as partes, o mais importante é que a execução do projeto realmente atenda com efetividade toda a população do semiárido.

http://vipado.com.br/wp-content/uploads/2013/04/ComplexoXingo_03-600x400.jpg


  • Críticas e solução do Rio São Francisco –
(IMAGENS)

  • Rio São Francisco –
http://www.zun.com.br/transposicao-do-rio-sao-francisco-pontos-positivos-e-negativos/
(IMAGENS)

16 comentários:

  1. Vcs salvaram o meu 0 do trabalho kkkkk

    ResponderExcluir
  2. obrigado me ajudou a tirar 10 na prova de Geografia com o Prof José Renato

    ResponderExcluir
  3. Batata molhadinha pelo rio👌😎😎

    😪😪👉shorastes?

    ResponderExcluir
  4. Obrigado pela essa resposta agora eu não vou tirar aquele zero que minha professora vai botar na prova kkkkkkk

    ResponderExcluir
  5. Ponto positivo: e que haverá almento de emprego e geração de renda melhoria na qualidade da agua beneficiando a saúde da população 😁 negativoh:o projeto afetará grande parte do ecosistema entorno do rio sao francisco prejudicando faunae flora da região

    ResponderExcluir